Como aprender INGLÊS em 30 dias
eBook - ePub

Como aprender INGLÊS em 30 dias

Giovanni Sordelli

  1. Italian
  2. ePUB (mobile friendly)
  3. Available on iOS & Android
eBook - ePub

Como aprender INGLÊS em 30 dias

Giovanni Sordelli

Book details
Book preview
Table of contents
Citations

About This Book

Este livro vai lhe fazer aprender INGLÊS em apenas 30 dias, a partir do zero. E isto é mais do que uma promessa. Deixe-me explicar... O método é muito simples: o livro está dividido em 30 capítulos, um por dia, para permitir que você aprenda o básico desta língua em apenas um mês. Para obter o máximo deste curso, basta respeitar uma regra: ler um capítulo por dia, nem mais, nem menos. Se você vai respeitar esta regra e vai seguir as indicações contidas neste livro, o resultado será garantido. Esqueça os mesmos cursos gramaticais aborrecidos, ordinários e sem personalidade. “ COMO APRENDER INGL ÊS EM 30 DIAS ” foi criado em todos os sentidos de self-help, como um manual prático, pessoal, divertido e motivador. Está cheio de muitas anedotas curiosas e dicas úteis não só para falar em inglês, mas também para se safar numa viagem.
Se você ainda não está convencido, continue lendo... Da Premissa do Autor... Este manual vai te guiar passo a passo, dia a dia, para descobrir os segredos da língua mais falada no mundo (depois do chinês mandarim), a língua do nosso tempo. Sendo a língua do século XXI, vai prestar-nos ajuda sítios específicos e social network, para aprender a interagir ainda melhor com esta língua tão fascinante e tudo a ser descoberto.
Vou te conduzir pela mão, vou te equipar com mochilas, garrafas de água e botas, e juntos escalaremos a montanha. É claro que é difícil chegar ao topo, mas de lá a vista é inestimável e recompensará todos os esforços.
Se decidiu começar esta aventura, dentro de um mês será um bom falante de inglês, e será capaz de manter muitas conversas em inglês. Não acredita que daqui a um mês pode-se chegar a esse ponto partindo de zero? Bem, é claro que tem de empenhar-se cotidianamente: seguir meus conselhos e paticar todos os dias serão os seus mandamentos para estes 30 dias que passaremos juntos. Será uma bela aventura, confie em mim: certamente não fácil, talvez com alguns obstáculos mais difíceis do que o previsto, mas juntos conseguiremos e dominaremos bem a língua.

Frequently asked questions

How do I cancel my subscription?
Simply head over to the account section in settings and click on “Cancel Subscription” - it’s as simple as that. After you cancel, your membership will stay active for the remainder of the time you’ve paid for. Learn more here.
Can/how do I download books?
At the moment all of our mobile-responsive ePub books are available to download via the app. Most of our PDFs are also available to download and we're working on making the final remaining ones downloadable now. Learn more here.
What is the difference between the pricing plans?
Both plans give you full access to the library and all of Perlego’s features. The only differences are the price and subscription period: With the annual plan you’ll save around 30% compared to 12 months on the monthly plan.
What is Perlego?
We are an online textbook subscription service, where you can get access to an entire online library for less than the price of a single book per month. With over 1 million books across 1000+ topics, we’ve got you covered! Learn more here.
Do you support text-to-speech?
Look out for the read-aloud symbol on your next book to see if you can listen to it. The read-aloud tool reads text aloud for you, highlighting the text as it is being read. You can pause it, speed it up and slow it down. Learn more here.
Is Como aprender INGLÊS em 30 dias an online PDF/ePUB?
Yes, you can access Como aprender INGLÊS em 30 dias by Giovanni Sordelli in PDF and/or ePUB format, as well as other popular books in Languages & Linguistics & English Language. We have over one million books available in our catalogue for you to explore.

Information

DIA 1. COMO NÃO PERDER A CABEÇA COM A PRONÚNCIA DAS LETRAS E DAS PALAVRAS

 
 
Pronto para começar? Você aceitou o desafio, antes de mais consigo mesmo, e graças à sua força de vontade, à sua determinação a aprender envolvendo-se e minha orientação tenho certeza que conseguirá atingir o objetivo. Falaremos sobre isso daqui a um mês, mas acho que posso dizer que ficará satisfeito!
 


1.1. Como enfrentar um início difícil, mas com muitas armas a nossa disposição

 
No entanto hoje o início é difícil. Vai me dizer: “Ainda nem comecei ainda e já encontro dificuldades? Sabe que mais? Mudo o manual!”. Não, espera. Quero dizer, a situação è a mesma de um atleta enferrujado que regressa das suas férias e depois de um pequeno sprint rápido já está esgotado: “Dez voltas no campo!” Grita o treinador, à sombra, nos bastidores, mas você tem que correr para o início da preparação física, e após meia volta já está afatigado e prefere um grande jogo de canastra com seus amigos em frente a um aperitivo. Sim, verdade, mas o campeonato será sempre ganhado por quem está melhor atleticamente.
 
Portanto não desista depois de apenas alguns metros. A pronúncia das palavras inglesas leva literalmente à loucura qualquer pessoa de qualquer cultura: basta pensar que estudos recentes de psicologia do desenvolvimento demonstraram que a língua inglesa è uma das mais difícil por um miúdo disléxico, precisamente porque não existem regras fixas para a pronúncia de palavras ou letras. A experiência e a formação constante, que deverão sempre acompanhar-te ao longo deste mês, te permitirão assim conseguir fornecer a pronúncia correcta de uma palavra desconhecida, mesmo com base de quanto já sabe.
 
Esta frase pode ser escrita por um menino piroso para conquistar o coração da sua amada: “I’m in paradise when I think about your eyes, the same colour as the skies”. As rimas inglesas vão se perder na tradução portuguesa: “Estou em paraíso quando penso nos teus olhos, da mesma cor que os céus”.
Vamos ver as três palavras que rimam: “Paradise”, “Eyes”, “Skies”. A pronúncia das sílabas finais é a mesma (diz-se “ais” de facto), mas a renderização gráfica é diferente para as três palavras. Tem razão, é um problema sem solução. Ou melhor, ao longo prazo verá que será capaz de pronunciar também as palavras que não conhece, graças às referências de palavras que já conhece ou de assonâncias particulares.
 
Não acha que a pronúncia de 26 letras do alfabeto seja tremendamente complicada? Vou te dar uma prova, mas só se prometer não desistir já nesta primeira dificuldade, que pode ser reparável, álias, graças á experiência que vai fazer. Vamos apertar as mãos simbolicamente e sorteamos aleatoriamente uma letra para ser analisada: “T” está bem? Muito bem!
 


1.2. A consoante “T” como simbolo da vastidão do universo

 
Einstein diz, em um famoso aforismo que “duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta”. Acho que esta frase encaixa-se na perfeição no dia de hoje. Existe certamente um vastíssimo repertório de possíveis pronúncias de cada letra, mas não é infinito e é sempre possível ultrapassar o problema. Para demonstrar-te esta dificuldade vamos analizar algumas pronúncias possíveis que podem assumir só a letra “T”. Em suma, quero te mostrar que não se pode chegar a conhecer em poucas páginas a pronúncia de todas as palavras inglesas, mas em breve compreenderá como pronunciar essa palavra ou grupo autonomamente. De que maneira? Hoje terá um truquezinho muito fácil de utilizar.
 
Assim estávamos dizendo, a letra T.
 
Para pronunciar o digrama “th”, tal como “to think” (“pensar”), é necessário imitar o assovio de uma cobra, deixando que o ar saia entre a língua e os dentes. Se conhece o espanhol e sabe pronunciar a palavra “cielo”, está bem.
 
No grupo “st” em vez, a nossa consonante desaparece misteriosamente: “castle” de facto è pronunciado “chessl”, e agora percebe-se que mesmo a vogal final “e” vai embora. Bem, “Happy Christmas” não precisa de tradução ou explicação particular!
 
Ainda não acabamos: “ti” pronuncia-se “sc” (“nation”, “devotion” e “devolution”), enquanto “tu” é pronunciado entre “ciu” e “tiu”: pense em “texture”, palavra também utilizada em português.
 
Como pode notar, há tantas possibilidades de pronúncia para cada letra do alfabeto. Deveria ser dedicado um manual especial sobre este tópico, mas seria certamente tão inútil como ilegível e soporífico! Parece-me melhor em primeiro lugar aprender a pronunciar as letras do alfabeto correctamente tomadas individualmente, e deixar que seja a experiência que vai adquirir a ocupar-se
de te ensinar todos os diferentes tipos de pronúncia.
 
Outro pequeno exemplo, se ainda não o convenci: o hiato “oo” é normalmente pronunciado “u”: “wood” significa “madeira”. No entanto, a palavra “sangue”, que se traduz em inglês como “blood”, requer a pronúncia “blad”. Um dos meus cocktails preferidos é o “Bloody Mary”, feito com vodka, sumo de tomate e especiarias picantes e perfumadas: nunca teve a oportunidade de pedi-lo durante uma noite com amigos?
 
Para não mencionar palavras pronunciadas da mesma forma, mas escritas de forma diferente: sabe muito bem o que é o ketchup, e talvez goste de misturá-lo com maionese num belo prato de batatas fritas. A mesma pronúncia deste molho é também partilhada pelo verbo “to catch up”, ou “actualizar-se”. Consegue pensar em alguma coisa famosa? Vou tentar lhe orientar: três tomates (pais e filho) estão caminhando na rua, mas o pequeno abranda. Nessa altura a mamãe tomate fica furiosa e bate o pequeno tomate dizendo: “Catch up!”. A piada é obviamente intraduzível: a tradução “mova-se!” enquadra-se bem no contexto, mas também é verdade que o “ketchup” é obtido batendo no tomate.
 
Então compreende do que se trata? É um trocadilho imortalizado por Quentin Tarantino no seu famoso “Pulp Fiction”. O que há de bom uma língua como o inglês é que estes jogos estão praticamente na ordem do dia, e de facto as manchetes dos jornais ou os pay-offs publicitários dão livre curso à sua imaginação. Descobri-las e poder compreendê-las é uma imensa satisfação, garanto.


1.3. Aprender o alfabeto como ponto de partida para a pronúncia de cada palavra

Talvez esteja perguntando para que serve aprender o alfabeto se a pronúncia muda o tempo todo. Em vez serve sim: não é por acaso que a primeira lição de qualquer curso de língua inglesa, escola ou curso intensivo, é dedicada ao estudo das 26 letras que compõem todas as palavras inglesas. Não compreende como escrever uma palavra que lhe dizem? “How do you spell it?” é a tábua de salvação: “Como se pronuncia?”, e a resposta será soletrada. O alfabeto é vital, especialmente para os novatos.
A→Ei
B→ Bi
C→ Si
D→ Di
E→ I
F→Ef
G→ Gi
H→Eic
I→ Ai
J → Gei
K → Chei
L →El
M →Em
N→En
O → Ou
P → Pi
Q → Chi
R → Ar
S → Es
T → Ti
U → Iu
V → Vi
W→Double u (pronúncia: daboliu)
X → Ex
Y →Uai
Z →Sed
Em tudo isto há pouco para compreender e muito para aprender de cor, de modo que estes sinais permaneçam gravados na sua mente. Lembre-se que a “R” é pronunciada exactamente como quando se vê o actor Clooney na televisão e diz: “que estilo, George!”.
Vou explicar-te como aprendi a pronúncia das letras desde o início: o Youtube é uma solução muito eficaz. Certamente haverá uma música escrita em inglês que adora cantarolar ou que só conhece: eis, depois cante-a tendo as letras correctas à sua frente. Quan...

Table of contents

  1. PREMISSA
  2. DIA 1. COMO NÃO PERDER A CABEÇA COM A PRONÚNCIA DAS LETRAS E DAS PALAVRAS
  3. 1.1. Como enfrentar um início difícil, mas com muitas armas a nossa disposição
  4. 1.2. A consoante “T” como simbolo da vastidão do universo
  5. 1.3. Aprender o alfabeto como ponto de partida para a pronúncia de cada palavra
  6. Segredos revelados neste capítulo
  7. DIA 2. INGLÊS, ESCOCÊS, AMERICANO, AUSTRALIANO... E TUDO ISSO!
  8. 2.1. “STAY BRITISH!”: Inglês na Grã-Bretanha e Irlanda
  9. 2.2. Inglês do outro lado do oceano: América
  10. 2.3. Inglês aos confins do mundo: Oceania
  11. Segredos revelados neste capítulo
  12. DIA 3. COMO MELHOR ABORDAR O INGLÊS: ARTIGOS E O PLURAL DAS PALAVRAS
  13. 3.1. O artigo definido? Fácil, como uma beber uma xícar... de chá!
  14. 3.2. Para aprender os artigos indefinidos é apenas uma questão de vogais
  15. 3.3. Como aprender em meia noite os plurals de todos os substantivos
  16. 3.3.1. Como remover o “quase” aprendendo a forma irregular dos plurais
  17. Segredos revelados neste capítulo
  18. DIA 4. UM PASSO À FRENTE COM PRONOMES PESSOAIS SUJEITO E COMPLEMENTO
  19. 4.1. Sobre o veludo: os pronomes pessoais sujeito
  20. 4.2. Tudo a descer: os pronomes pessoais de complemento
  21. 4.3. Como a língua inglesa o liga com o mundo e faz-lhe praticar em grupo
  22. Segredos revelados neste capítulo
  23. DIA 5. COMO APRENDER EM UM ÚNICO DIA OS VERBOS NO PRESENTE DO INDICATIVO E GERÚNDIO
  24. 5.1. Certamente o presente indicativo do verbo ser é déjà vu!
  25. 5.2. Como aprender em poucos minutos todos, e quero dizer todos os verbos no presente do indicativo
  26. 5.2.1. Formas negativas ou interrogativas? Eis o “do”!
  27. 5.3. Como funcionam os verbos no gerúndio
  28. Segredos revelados neste capítulo
  29. DIA 6. COMO MOVER-SE HABILMENTE NO MUNDO DOS SUBSTANTIVOS ENUMERÁVEIS E INUMERÁVEIS
  30. 6.1. Os substantivos inumeráveis têm vida própria
  31. 6.2. EXERCÍCIOS: Proibido copiar exercícios de resumo!
  32. Segredos revelados neste capítulo
  33. DIA 7. APRENDEMOS A EVITAR FIGURAS MÁS, DOMINANDO OS FALSOS COGNATOS
  34. 7.1. Truques e dicas para desmascarar os falsos cognatos
  35. Segredos revelados neste capítulo
  36. DIA 8: QUE TAL UMA BOA VIAGEM AO REINO UNIDO?
  37. 8.1. Dentro do coração da Grã-Bretanha: Londres e Inglaterra
  38. 8.2. Gales, Escócia e Irlanda do Norte: como descobrir os segredos da Grã-Bretanha
  39. Segredos revelados neste capítulo
  40. DIA 9. ADVÉRBIOS E PREPOSIÇÕES: UM LABIRINTO ONDE VOCÊ NÃO SE PERDERÁ GRAÇAS À MEU NOVELO DE LÃ
  41. 9.1 Como entrar num labirinto aparentemente impenetrável: os advérbios
  42. 9.2. Com este manual se pode aprender as preposições facilmente e sem ansiedade
  43. 9.2.1. Como fazer um pouco de ordem no mundo caótico das preposições
  44. 9.3. EXERCÍCIO: Como regressar à base seguindo o fio...
  45. Segredos revelados neste capítulo
  46. DIA 10. UMA PARTICULARIDADE PURAMENTE “BRITISH”: O GENITIVO SAXÓNICO
  47. 10.1. Como reconhecer o genitivo saxónico
  48. 10.2. Pessoas, pronomes e lojas: o genitivo saxónico está em todo o lado!
  49. 10.3. ATIVIDADE: Desde a particularidade “british” até às redes mundiais: um ginásio virtual
  50. Segredos revelados neste capítulo
  51. DIA 11. COMO APRENDER MELHOR O PRETÉRITO IMPERFEITO
  52. 11.1. Como galvanizar-se com o “Simple Past”
  53. 11.2. Como superar facilmente as problemáticas dos verbos irregulares
  54. 11.3. Frases negativas e interrogativas que recordam de algo
  55. Segredos revelados neste capítulo
  56. DIA 12. A IMPORTÂNCIA CRUCIAL DOS PARADIGMAS PELOS PRETÉRITOS
  57. 12.1. Como aprender com entusiasmo confiando nos paradigmas
  58. 12.2. ATIVIDADE: Alguns conselhos para não se perder na selva dos paradigmas
  59. Segredos revelados neste capítulo
  60. DIA 13. COMO UTILIZAR DE FORMA ADEQUADA O PRETÉRITO PERFEITO E O PRETÉRITO IMPERFEITO
  61. 13.1. Como aprender rapidamente as diferenças entre Past Simple e Present Perfect
  62. 13.2. Mais dois no pote dos tempos do pretérito: For e Since
  63. 13.3 EXERCÍCIO: Alguns exercícios de reforço sobre os verbos do pretérito
  64. Segredos revelados neste capítulo
  65. DIA 14. COMO ENFRENTAR COM CONFIANÇA UMA CONVERSAÇÃO UTILIZANDO OS PRETÉRITOS
  66. 14.1. Como conhecer o Past Perfect e seus semelhantes sem medo
  67. 14.2. ATIVIDADE: Como combinar correctamente a prática e a teoria
  68. Segredos revelados neste capítulo
  69. DIA 15. E UMA SEMANA DEPOIS DO REINO UNIDO, VAMOS PARA OS EUA!
  70. 15.1. Como conseguir entrar nos EUA sentado numa poltrona!
  71. 15.2. Arranha-céus, luzes de néon, parques naturais e... a depressão!
  72. Segredos revelados neste capítulo
  73. DIA 16. COMO MEMORIZAR RAPIDAMENTE OS VERBOS MODAIS
  74. 16.1. Como aprender rapidamente os verbos modais
  75. 16.1.1. Primeiro o “Dever”, depois o lazer!
  76. 16.1.2. Vamos prosseguir? Claro que sim!
  77. 16.1.3. Como fazer para ter o poder
  78. 16.2 ATIVIDADE: a maneira certa de aprender os verbos modais!
  79. Segredos revelados neste capítulo
  80. DIA 17. COMO APRENDER CEDO OS ADJETIVOS E SUA POSIÇÃO NA FRASE
  81. 17.2. Entre dois adjetivos um só goza!
  82. 17.3. Como pôr ordem em frente a uma lista de adjetivos
  83. Segredos revelados neste capítulo
  84. DIA 18. COMO MANTER A CALMA DIANTE A OS DIFERENTES MODOS PARA REALIZAR O FUTURO
  85. 18.1. Como ser convencido a aprender bem o futuro
  86. 18.1.2. Como trocar o presente... pelo futuro!
  87. 18.1.3. Se tem um plano, utiliza o present continuous
  88. 18.1.4. Uma perífrase para uma intenção ou previsão futura
  89. 18.2. Tempos compostos do futuro: como fechar o ciclo sem ansiedade
  90. 18.3. ATIVIDADE: Primeiro a teoria e agora a prática!
  91. Segredos revelados neste capítulo
  92. DIA 19. SUBJUNTIVO E CONDICIONAL? NÃO, OBRIGADA: MELHOR POUCOS MODOS E TEMPOS VERBAIS!
  93. 19.1. O subjuntivo fica no hino: “God save the Queen”
  94. 19.2. Como sorrir em frente a um período hipotético
  95. Segredos revelados neste capítulo
  96. DIA 20. NÚMEROS CARDINAIS E ORDINAIS, COM ALGUMAS ARMADILHAS EM ESPERA À ESPREITA
  97. 20.1. Os números cardinais
  98. 20.2. Números ordinais: poucas dificuldades, muita
  99. Segredos revelados neste capítulo
  100. DIA 21. A MELHOR AULA? OS COMPARATIVOS E OS SUPERLATIVOS!
  101. 21.1.1. Como pôr ordem entre três tipos de comparativos e pronomes possessivos
  102. 21.1.2. Como enfrentar as típicas excepções que confirmam a regra
  103. 21.2. Como aprender os superlativos num istante: muito rapidamente!
  104. Segredos revelados neste capítulo
  105. DIA 22. A CULTURA INGLESA NÃO É SÓ BEBER CHÁ ÀS 5 HORAS!
  106. 22.1. Como não reconhecer um inglês a partir de uma xícara de chá?!
  107. 22.2. Desportos, festas e até peculiaridades: uma viagem no interior do mundo anglo-saxónico
  108. Segredos revelados neste capítulo
  109. DIA 23. LEIA AQUI! (E APRENDEMOS O IMPERATIVO!)
  110. 23.2. Uma típica construção inglesa: o imperativo exortativo
  111. 23.3. ATIVIDADE: vamos ligar-nos ao Facebook de
  112. Segredos revelados neste capítulo
  113. DIA 24. COMO RECONHECER E ELIMINAR AS AMBIGUIDADES INGLESAS
  114. 24.1. Como aprender muitas expressões para dizer “muito”
  115. 24.2. É um faz-tudo o verbo “fazer”!
  116. 24.3 Infinitivo ou -ing? Este é o dilema!
  117. 24.4. ATIVIDADE: exercícios que ajudam a consolidar
  118. Segredos revelados neste capítulo
  119. DIA 25. UMA OUTRA PECULIARIDADE BRITISH: AS “QUESTION TAGS”
  120. 25.1. Como sentir-se realimente “british” utilizando as quase desconhecidas Question tags
  121. 25.2 Como pôr ordem com as poucas excepções
  122. 25.3 Uma resposta para cada pergunta
  123. Segredos revelados neste capítulo
  124. DIA 26. CONSTRUÇÕES SINTÁCTICAS PARTICULARES PARA SEREM TÃO “ENGLISH” QUANTO POSSÍVEL!
  125. 26.1. “E quem é você? Uma preposição? Ao fundo, por favor!”
  126. 26.2. Como obter muita força de vontade
  127. 26.3. ATIVIDADE: Como mostrar ao mundo que já fala inglês!
  128. Segredos revelados neste capítulo
  129. DIA 27. “GOD SAVE THE QUEEN” UMA MONARQUIA … MUNDIAL!
  130. 27.1. Como tornar-se sobreanos de meio mundo
  131. 27.2. Chefe de Estado, mas não só
  132. Segredos revelados neste capítulo
  133. DIA 28. UM PSICODRAMA PARA QUEM VÊ PELA PRIMEIRA VEZ OS “PHRASAL VERBS”
  134. 28.1. Como reconhecer o monstro sem perder as vidas
  135. 28.2. ATIVIDADE: Como equipar-se para enfrentar tranquilamente os Phrasal Verbs
  136. Segredos revelados neste capítulo
  137. DIA 29. COMO PARECER VERDADEIROS INGLESES APRENDENDO AS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS E FRASES
  138. 29.1. Como ficar fascinado com o mundo das expressões idiomáticas
  139. 29.2. ATIVIDADE: como fazer o “icebreaker” e continuar a melhorar
  140. Segredos revelados neste capítulo
  141. DIA 30. THAT'S ALL FOLKS! MAS A ÚLTIMA NOITE É SEMPRE ALGO DE ESPECIAL, ENTÃO VIVA A ELEGÂNCIA!
  142. 30.1. Como ser um homem distinto, rígido
  143. 30.2. Como deixar-se capturar pelo charme feminino
  144. Segredos revelados neste capítulo