O Guia Bíblico de Estudo do Livro  de Êxodo - Entendendo a Palavra de Deus
eBook - ePub

O Guia Bíblico de Estudo do Livro de Êxodo - Entendendo a Palavra de Deus

  1. 55 pages
  2. Portuguese
  3. ePUB (mobile friendly)
  4. Available on iOS & Android
eBook - ePub

O Guia Bíblico de Estudo do Livro de Êxodo - Entendendo a Palavra de Deus

Book details
Book preview
Table of contents
Citations

About This Book

"Entender a Palavra de Deus - O Livro do Êxodo" continua a série de livros que fornece aos leitores uma visão detalhada das escrituras sem ser muito teológica para o leigo entender.
Capítulo por capítulo, relato por relato, os leitores vão mergulhar no chamado de Moisés para levar o povo de Deus, Israel, para fora do Egito. Desde a primeira refeição da Páscoa, passando por suas viagens pelo deserto, vemos os israelitas balançando para frente e para trás entre a obediência fiel e a escolha do pecado, em detrimento do terno cuidado e provisão amorosa de Deus.
Ao estudar a Lei mosaica dada porDeus, começamos a ver nossa total incapacidade de cuidar de nós mesmos e de nossa intensa necessidade de um Salvador digno de todo o nosso louvor.

Frequently asked questions

Simply head over to the account section in settings and click on “Cancel Subscription” - it’s as simple as that. After you cancel, your membership will stay active for the remainder of the time you’ve paid for. Learn more here.
At the moment all of our mobile-responsive ePub books are available to download via the app. Most of our PDFs are also available to download and we're working on making the final remaining ones downloadable now. Learn more here.
Both plans give you full access to the library and all of Perlego’s features. The only differences are the price and subscription period: With the annual plan you’ll save around 30% compared to 12 months on the monthly plan.
We are an online textbook subscription service, where you can get access to an entire online library for less than the price of a single book per month. With over 1 million books across 1000+ topics, we’ve got you covered! Learn more here.
Look out for the read-aloud symbol on your next book to see if you can listen to it. The read-aloud tool reads text aloud for you, highlighting the text as it is being read. You can pause it, speed it up and slow it down. Learn more here.
Yes, you can access O Guia Bíblico de Estudo do Livro de Êxodo - Entendendo a Palavra de Deus by Brian Gugas, Regis Calheira in PDF and/or ePUB format, as well as other popular books in Teologia e religione & Bibbie. We have over one million books available in our catalogue for you to explore.

Information

Publisher
AP Publishing
Year
2018
ISBN
9781547547968
image
image
image

As Pragas

image
Agora nós chegamos na mais popular ou famosa parte do Livro de Êxodo ...as pragas. Deus usou uma série de dez pragas para humilhar o Egito, permitindo que os israelitas deixassem o país e se libertassem da escravidão. As pragas eram variadas por natureza e atingiam as pessoas de todas as direções.
Configurando o palco
Logo antes de Deus começar a sua enxurrada de problemas, ele fala com Moisés; dizendo-lhe três coisas muito importantes que vamos olhar antes de falarmos sobre as pragas em si.
1º: Deus diz a Moisés que ele está fazendo ele (Moisés) como Deus aos olhos do Faraó (7: 1). Na frase seguinte, Deus diz que Aarão será o profeta de Moisés, por assim dizer, já que será ele quem falará a maior parte do tempo. Essas declarações são significativas no fato de elevarem Moisés e Aarão a um status mais elevado do que qualquer humano jamais esteve até este ponto. Somos todos chamados a ser como Deus na maneira como amamos os outros e conduzimos nossas vidas, mas isso é diferente. Deus está, pela primeira vez, usando alguém (Moisés) como um instrumento para seus milagres. Até este ponto, Deus os tinha feito ele mesmo. Desta vez, ele vai se revelar através de Moisés e Aarão que será quem irá contar ao faraó o que Deus espera que o povo do Egito aprenda com suas experiências.
Este evento tem significado literal e figurativo na medida em que realiza o que Deus se propõe a fazer (literal) e é um prenúncio do que está por vir em pouco mais de mil anos (figurativo).
2º: Deus endurece o coração de Faraó. Eu serei honesto. Êxodo 7:3 é um dos versículos mais questionados e controversos da Bíblia— esse e os outros referenciando o fato de que Deus endureceu o coração de Faraó ao longo do tempo quando as pragas ocorreram. E eu admito, isso me obstruiu e até me assustou. Afinal de contas, se Deus endurecesse o coração de uma pessoa, o que o impediria de endurecer o de mais alguém ... possivelmente até o meu?
Em meus estudos, para encontrar uma resposta para essa pergunta, encontrei aqueles que acreditam que Deus não poderia deliberadamente endurecer o coração de Faraó. Se o fizesse, anularia o livre-arbítrio que Deus já havia concedido. Outros acreditam que ele intencionalmente endureceu o coração de Faraó com o propósito de revelar seu poder e santidade a um povo muito supersticioso e idólatra. Então, quem está certo?
A Bíblia afirma claramente em termos inequívocos que Deus endurece o coração do Faraó. Ele endureceu-o PARA QUE Faraó e o povo do Egito soubessem, sem sombra de dúvida, que Deus é quem ele diz ser e que ele é o único Deus verdadeiro. Há também casos em que a Bíblia diz que o Faraó endurece seu próprio coração e aqueles que simplesmente dizem que seu coração foi endurecido. Cada vez que isso é mencionado, o texto hebraico original usa uma forma da palavra que significa obstinado ou teimoso.
O que a Bíblia não diz, no entanto, é como Deus endureceu o coração de Faraó. Nós simplesmente assumimos automaticamente que Deus colocou algum tipo de "cadeado" no coração do Faraó para que ele não deixasse o povo de Israel ir até que Deus fizesse a pior coisa que havia para fazer aos egípcios —matar seus filhos. Mas ele realmente fez isso? Deus é capaz disso e poderia tê-lo feito. Digo isto porque, à medida que o relato das pragas se desdobra, vemos que:
A gravidade das pragas aumenta
As pragas tomam diferentes direções em relação a como elas afetam os egípcios
A última praga é inequivocamente simbólica do que será o último "êxodo do pecado" (salvação através do sangue do cordeiro perfeito, Jesus).
Mas eu acho que precisamos olhar para uma alternativa possível, também. Ao invés de colocar um cadeado no coração do Faraó, eu acredito que é bem possível que Deus simplesmente não tenha se imposto ou forçado a si mesmo no coração de um homem que já estava teimosamente contra ele— assim como ele não se impõe em nós. Ele permitiu que Faraó fosse seu próprio pior inimigo.
Eu percebo que isso levanta a questão do por que em alguns lugares ele declara especificamente que Deus endureceu o coração de Faraó e em outros, que o próprio Faraó o endureceu. Eu responderia dizendo que os momentos em que Faraó endureceu seu próprio coração foram depois que Moisés parou algumas das pragas. Era o caso de acreditar em Deus quando você está realmente em necessidade, mas assim que as coisas melhoram, você esquece que ele está lá e volta para seus velhos hábitos. Em outras palavras, o Faraó endureceu seu próprio coração ao escolher ignorar o que havia testemunhado em relação à poderosa santidade de Deus. As ações de Deus (as pragas) endureceram o coração de Faraó ao torná-lo mais irritado e mais ressentido com o poder de Deus versus o "poder" dos deuses egípcios e do próprio faraó.
De qualquer forma, o Faraó teve que reconhecer Deus como Deus, a fim de obter alívio, mas optou por não obedecê-lo. E sim, há uma ENORME diferença entre reconhecer e obedecer.
3º: Os magos do Faraó são capazes de duplicar algumas das pragas. Isso é tanto interessante quanto cômico de uma maneira irônica.
Nós lemos nos capítulos 7 e 8 que quando Moisés e Aarão foram ao Faraó e ele pediu um milagre, Aarão jogou seu cajado que se transformou numa cobra. Os magos do Faraó, usando suas ‘artes secretas’ (7:11) fizeram o mesmo. Mas... a cobra de Aarão engoliu a deles.
Em seguida, quando Moisés e Aarão infligiram as duas primeiras pragas sobre o Egito, os magos do Faraó as duplicaram. Isso significa que eles (os mágicos) adicionaram sangue à água e aumentaram o número de sapos no Egito. Fale em chutar um “cachorro morto”... Os magos estavam tornando as coisas piores para seu próprio povo e para eles mesmos!
Não importa porque eles fizeram isso. A questão que a maioria das pessoas tem é como eles fizeram isso. A resposta tem que ser uma das duas coisas: 1) Deus deu a eles o poder de fazer isso como parte de seu "grande plano" para humilhar o Faraó. 2) Não subestime o poder de Satanás.
Nós sabemos que Deus tem o poder de fazer o que ele quer, quando ele quer, com ou através de quem ele quiser. Então, se Deus quisesse usar os magos do faraó para fazer uma declaração ou duas...ele poderia. Mas, porque Deus não aceitou o crédito por sua obra, a próxima explicação é a que muitos estudiosos tendem a acreditar ser a correta.
Satanás tem muito poder aqui na terra. A Bíblia nos diz nos livros de 1 João, Judas e Apocalipse que Satanás tem poder e influência no mundo global. O fato de que os egípcios eram um tipo muito místico e supersticioso de pessoas que depositavam uma enorme quantidade de confiança no mundo espiritual e na magia, seria completamente razoável supor que eles eram cativos nas mãos de Satanás e que ele trabalhava através deles.
A conclusão de sua magia, porém, é esta: só piorou as coisas e tinha seus limites.
As dez pragas
As dez pragas que Deus enviou ao Egito foram as seguintes:
Transformar água em sangue
Rãs
Mosquitos (piolhos)
Moscas
Gado doente
Furúnculos
Saraiva
Gafanhotos
Escuridão
Morte dos primogênitos
Agora vamos listá-los novamente, juntamente com os principais eventos em torno de cada um.
Transformar água em sangue: 1ª praga, duplicada pelos magos.
Rãs: Os magos também duplicaram essa praga. Faraó disse a Moisés e Aarão para orar ao SENHOR para levá-las embora e que se fizessem, ele lhes permitiria tirar as pessoas de Goshen para fazer seus sacrifícios a Deus. Moisés concordou e até disse ao faraó que ele poderia escolher o horário. Uma vez que a praga tinha acabado e as rãs não eram mais nada além de pilhas de anfíbios mortos fedidos, “...ele endureceu seu coração” (8:15) e não os permitiria ir.
Mosquitos (piolhos): Esta foi a primeira praga que os magos não conseguiram duplicar. Quando Aarão bateu no chão, a poeira voou e se transformou em mosquitos—cobrindo todos e tudo no Egito. Os magos reconheceram que a praga era obra de Deus, mas a teimosia do faraó o fez não se mover.
Moscas: Esta é a primeira praga que afetou APENAS os Egípcios. Deus disse a Moisés que ele não permitiria que as moscas afetassem a terra de Goshen, onde os israelitas viviam. Isso, disse Deus, seria um sinal milagroso que o Faraó não seria capaz de negar. Quando os enxames de moscas apareceram, o faraó tentou barganhar com Moisés; dizendo-lhe que eles poderiam fazer sacrifícios a Deus no Egito. Moisés disse ao faraó que esses termos não eram aceitáveis — que eles precisavam fazer aquela jornada de 3 dias. Faraó fez uma contraproposta dizendo que eles poderiam deixar o Egito para fazer seus sacrifícios, mas eles não poderiam ir longe. Moisés concordou, mas avisou o Faraó para não voltar atrás em sua palavra, que é exatamente o que ele fez.
Gado: Esta é também a primeira praga que não é interrompida quando Moisés pede a Deus que o faça. Provavelmente era uma doença que atingiu todos de uma vez e depois acabou. Deus enviou uma praga sobre o gado (camelos, gado, cavalos, jumentos, ovelhas e cabras) dos egípcios. No dia seguinte, na hora prescrita, Deus enviou a praga e a maioria dos animais pertencentes aos egípcios morreu, mas nenhum animal pertencente a um israelita morreu (9:5-7). Algumas traduções e versões dizem que “TODOS os animais morreram”, o que causa confusão quando você lê sobre a próxima praga. Mas não necessariamente, porque a palavra hebraica usada aqui é KOL, que significa "todo", "todo tipo de" ou "de todo". Então, quando lemos "todo o gado", a palavra "todo" não é literalmente TODOS.
Furúnculos: Esta foi a primeira praga que afetou diretamente o povo fisicamente. Deus fez Aarão agarrar punhados de fuligem da fornalha e jogá-los no ar na presença do Faraó. Quando ele o fez, furúnculos instantaneamente cobriram a pele das pessoas e animais que não tinham morrido como resultado da praga anterior. Esta foi mais uma vez em que Deus endureceu o coração de Faraó, então ele se recusou a ouvir Moisés e Aarão.
Saraiva: Esta foi a primeira praga com uma mensagem pessoal de Deus para Faraó. É uma mensagem que realmente responde a algumas perguntas sobre as quais já falamos ... e outras que teremos mais adiante. Eis o que Deus diz a Faraó (através de Moisés): “Mas eu te levantei para este propósito, para que eu pudesse mostrar-lhe o meu poder e que o meu nome pudesse ser proclamado em toda a terra....” (9:16) Deu pra entender? Deus disse que ele colocou o faraó na posição em que ele estava porque sabia que ele seria capaz de usar o orgulho teimoso de Faraó para provar que Ele é o Deus Todo Poderoso. Agora... pense na discussão que tivemos há algumas páginas sobre por que/se/como Deus endureceu o coração de Faraó. Isso responde à questão de ‘se’ e ‘por que’ Deus fez isso: sim, Ele fez e o fez porque era tudo parte do plano. A praga da saraiva matou todos e tudo que não estava protegido por um abrigo— inclusive tirando as folhas e cascas das árvores (9:19). Agora é aí que fica um pouco mais interessante. No versículo 20, lemos que os oficiais do faraó “......

Table of contents

  1. Title Page
  2. Copyright Page
  3. Para os meus pais, Através de todas as fases difíceis da vida
  4. Índice
  5. Introdução
  6. Quem, o que e por que do Livro de Êxodo
  7. Explosão Populacional e Opressão
  8. Moisés...Os Primeiros Anos
  9. Uma Nova Vida e um Chamado Como Nenhum Outro
  10. Uma reunião Israelita e um encontro com Faraó
  11. As Pragas
  12. Os Mandamentos, A Lei e o Tabernáculo
  13. Enquanto isso, De Volta à Base da Montanha...